4 de março de 2012

Como manter a casa limpa e arrumada sem ajudante?

Dia desses estava trocando figurinha com as mamães blogueiras num grupo no Facebook e nós falávamos sobre as dificuldades de fazer todas as tarefas de casa e não ter empregada doméstica todos os dias. Deixei lá meu desabafo: 

Eu não dou conta. Quando me mudei pra longe da minha mãe, achei que fosse conseguir fazer tudo. Imaginei que com apartamento pequeno, filho maior, tudo se ajeitaria, mas não estou conseguindo. Dou aula de manhã enquanto Caio está na escola. Passo na escola dele e voltamos pra casa (num sol de rachar!). Quando chegamos em casa, tenho vontade de morrer só em pensar que ainda tenho tudo pra fazer em casa! A parte mais complicada é a comida. Ocupa muito do meu tempo (tô aprendendo a fazer coisas básicas ainda). À tarde, 2x na semana, ainda o levo pro Inglês, o que quebra muito o meu dia. Não sei como as meninas (Aline Silva Dexheimer, Cris Guimarães, Silvia Azevedo e Viviane Pereira) conseguem. Tô aqui devorando cada dica. rs Ah, eu tenho um agravante: tenho hérnia de disco e tudo que faço me faz sentir dor. :-/ Tô pensando em comprar um aspirador. Que marca/modelo é legal, pessoal?

Como é difícil! Eu não sei o que acontece na minha casa, gente. Tudo fica sujo muito rápido. A poeira dá cria aqui, só pode. Se eu varrer o chão três vezes por dia, ele vai continuar sujo. Não é uma sujeira pesada, mas é aquela poeirinha no chão e nos móveis que me incomoda. Pra completar, meu banheiro é branco. É, eu sei que banheiro branco é complicado e deveria ter escolhido outra cor, mas não consegui fazer outra combinação com as pastilhas verdinhas do box. Eu sou um nojo com banheiro. Tudo tem que estar brilhando e muito limpinho. Bom, vocês já imaginam a neura, né? Como vocês fazem??? Já li dicas boas lá no FB, mas quem tiver dicas de como manter a casa limpa e organizada sem precisar de ajudante todos os dias, ficarei muito agradecida. 


17 comentários:

  1. Dany, a sujeira persegue! Nos dividir em varias funcoes nao nos permite dar conta da casa. Sei la, acho que quem consegue eh Mulher Maravilha disfarcada. E bem que ela poderia me visitar algumas vezes na semana...brincadeirinha! Mas seriamente agora, eh humanamente impossivel cuidar de filho(s), cumprir nossos horarios e deixar a casa/o apartamento um brilho! Eu desencanei! Tenho uma super ajudante 3 vezes por semana, e me esforco pra manter o possivel ( considerando que tem muito mais gente pra baguncar do que pra arrumar, aqui sao 4 bagunceiros formados em Harvard!!!)....quando olho ao redor e vejo tudo fora de ordem, penso : "Que dia eh amanha? Eh o dia de Luciane? "( minha ajudante em questao)....se a resposta for positiva eu relaxo, se for negativa dou uns berros e os filhos correm pra guardar uma coisa ou outra que esteja espalhada e vamos que vamos! E posso te adiantar : como nao vai mudar, na balanca a desordem eh mais rapida que a dura ordem, eu nao me permito surtar! Aqui, em primeiro lugar os filhos sao limpinhos com orelha e unha impecavel e roupa cheirosissima. Depois tem banheiro lavadinho uma vez por semana com cheirinho bom no vaso, nao posso ver teia de aranha pelas paredes, a louca tem de ser bem lavada sem residuo de detergente no copo quando se bebe agua, as panelas sao estrategicamente de teflon , panela de pressao tb pra nao precisar ariar, e outras coisinhas basicas! Mas rola roupa largada pela casa ( eu mando recolher uma parte, cato outra parte, e deixo a terceira parte como esta), a mesa da cozinha eh cheia de treco que nunca consigo colocar no lugar certo, quase sempre a roupa passada eh guardada no dia seguinte ou seguinte ao seguinte! kkkk..enfim, Dany, eu sou naturalmente tranquila com essas coisas do lar! Tenho uma GRANDE vantagem: como maridao eh mais bagunceiro que os filhos,ele nem pensa em me cobrar mais do que seja possivel de eu dar! Muito pelo contrario, em 99,9% das vezes, ele diz: "larga a louca, vem deitar, deixa isso pra depois, vc esta cansada!!". Claro que nos mulheres nao fazemos nada disso, mas saber que ele me ve humana e nao robotica ja eh um alivio, nao acha? E vou vivendo desse jeitinho que descrevi, com MUITA CALMA em TODAS AS HORAS! Quem me conhece, sabe....nao acredito que digam que eu vivo numa desordem inexplicavel! Ela eh explicavel! kkkkk
    Se nao consigo mudar um fato ( olha, ja tentei!!!), eu o aceito! E vivo feliz por ser assim.....na verdade, feliz e sonhando um dia ganhar na Loteira, ser muito rica, poder ter umas 3 pessoas me ajudando! Duas no apartamento, e uma so pra ser minha baba! Quero dizer, das criancas....rs
    Se te serve de consolo, estamos juntas nessa vida de mae/esposa/dona de casa. Mas eu escolhi relaxar. quer tambem? Eu te apoio! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Dany >> não sou boa dona de casa <<,mas tb tenho problema com poeira e a dica q dou é nunca varrer sempre limpar com pano molhado p tirar a poeira, pois qto mais varre a poeira, sobe o pó e logo dps da faxina já está sujo novamente.É assim q faço p a poeira não dar "cria" rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Oi Dany!
    Talvez seu problema com poeira seja mesmo neura, mulher! Desestressa! Mesmo porque dos móveis e do chão a poeira não vai fugir hahaha.

    Como falei no face, o aspirador deve ser uma boa arma contra o pó, já que ele não faz o pó subir para os móveis.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Dany, tenho uma moça que me ajuda duas vezes por semana. Mesmo assim, é um Deus nos acuda. A limpeza e a organização dura horas. A Alice e o marido não dão trégua. Ele é cheio de invenções na cozinha, tarde da noite, tendo o que comer na geladeira...pior, ele não sabe cozinhar... deixa uma zonaaaaaa, faz um tremenda bagunça o que as vezes me tira do prumo.
    Não sei lavar roupa e nem passar, dou graças a Deus porque tenho quem faça. Mais o resto é comigo mesmo. Cozinho todo dia, e ainda trabalho fora como você. Vivo tentando dar jeitinhos pra tudo sair belezinha. Mais não tem jeito.
    Tenho mania de limpeza. Tenho pânico de louça suja na pia e cama desarrumada. Tá vendo? Existem piores. Já fui dormir com louça suja e fiquei fritando na cama. levantei pra lavar.. (ai que horror) Tô aprendendo a relaxar...porque né, não precisa ser tudo tão pesado assim.. a vida tem que ser leve. Não deu pra fazer hoje? tem o amanhã...
    Olha,
    Não é fácil. As vezes rola uma frustração básica. Mais não dá pra ser perfeita em tudo..

    O jeito é tentar relaxar...
    Você vai conseguir. Logo pega o jeito..

    ResponderExcluir
  5. Oi Danny, é sua cunhada Bianca, rs
    não sabia que você tinha um blog.. achei bem legal.. li algumas postagens e tal, é bem cotidiano e muita gente pode não notar mais tem muita beleza no cotidiano. eu também tenho um (blog) e curto esse tipo de leitura, são interessantes. linda a sua Bio! beijos, Bia.

    ResponderExcluir
  6. Danny, também não tenho empregada e moro numa casa enorme ( não sei onde estávamos com a cabeça quando construímos) e ainda em construção. O segredo é rotinizar. Listar as tarefas domésticas e alternar tarefas leves com as mais pesadas. Nada de faxinar tudo num dia só porque senão a gente morre. Eu tenho uma escala aqui porque assim como você, tenho problemas sérios na coluna. Para piorrar moro em Itaipu e trabalho no Ingá. O deslocamento me consome muito tempo.Experimente listar todas as atividades num papel e distribuir ao longo da semana.E não se esqueça de deixar algumas coisinhas simples para o Caio e o maridão. Pode não parecer mas ajuda muito. Fora tudo isso, nesse verão está quase impossível fazer alguma coisa. O neto entrou para o colégio e a tarefa de levar e buscar sobrou parar mim. Chego morta no escritório, a cabeça fervendo o que atrapalha todo o dia. O jeito é descansar e saber que, quando der, as tarefas serão realizadas.
    Rotina, querida, é tudo.
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Dany...
    Sou uma louca aqui em casa tentando fazer tudo e arrumar tudo...
    Ainda não descobri a fórmula secreta...
    Se descobrir, me avise, please!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. No Brasil eu tinha uma "secretaria" que me ajudava, agora morando na Noruega, nao tenho essa mordomia nao!!!Como moro sozinha com o Bruno tem dias que deixo tudo de perna para o ar mesmo, mas confesso que durmo de conciencia pesada! haha
    Mas aqui tudo esta muito facil de limpar, eles pensam em tudo, mesmo... Tem papeis descartaveis, proprios para limpar a cozinha, os aspiradores de po sao baratos, toda casa tem um, todo mundo tem maquina de lavar louca ( menos eu) Mas vou comprar uma portatel, dessas mesmo de colocar em cima da pia... O Bruno consegue ser desordeiro demais, ele joga tudo no chao... Eu resolvi fechar os olhos e nao me estressar, quando ele dorme 19:00 da noite ponho as maos na obra!!! hehhee Mas tem dias que o cansaco eh tao grande!!! Ai ai... Beijos e espero sua visitinha no http://www.meufilhominhavida.com/

    ResponderExcluir
  9. Dany!!!!!!!!!!!!!!1 que saudade de tu mulher!!!! eu tbm não dou conta da casa....varrer? nem pensar faz muita poeira, e minha culuna não aguente, compartilho do mesmo problema que vc! mas posso te garantir que um aspirador de pó ajuda e mooooooito! eu tenho um maravilhoso da eletrolux, um mimo e potente rs! mas força a gente consegue!!!

    ResponderExcluir
  10. Ah, Dany, a faxina é um problema séééério na minha vida e em época de prova tudo fica pior.

    Eu recomendo o aspirador de pó, o meu é Eletrolux e facilita bastante a vida. Outra coisa que ajuda é um rodinho que tem uma alavanca para retirar a água acumulada (não se ele tem um nome especial! rs), mas me poupa do pano de chão... rs.

    Apesar das dificuldades, ajudante só em último caso. Pobre é cruel! Imaginar alguém circulando na minha casa, mexendo as minhas coisas ne incomoda bastante.

    Espero que em breve você encontre uma rotina que te desgaste menos... eu ainda estou em busca da minha.

    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  11. imagino a loucura!!!
    e nem tenho dicas pra dar, pq não tenho filho. tenta arranjar uma faxineira pra ir 1 vez na semana, ao menos!!!

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  12. acho que a dica é desencanar !!!! kkkkk


    juro que achei que ap fosse MUITO mais fácil Danny

    te mandei um email hoje vc viu ?


    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ai,ai,ai, não tenho empregada e tá sempre tudo muito desorganizado, poeira?ô troço difícil de lidar,rsrsrsrs e casa arrumada ñ combina com crianças, por isso deixo para ajeitar tudo no fim do dia,pois caso contrário vou passar o dia todo só varrendo e colocando coisa no lugar.Bjs e boa sorte!!!
    Quer entrar para o grupo Vida Organizada da Thaís Godinho? Vou adicionar vc, caso ñ queira é só sair, lá tem muitas dicas e como eu sou desorganizada pra caramba tem ajudando um pouquinho,rsrsrs.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu tbm tenho essa impressão de que a poeira dá cria aqui em casa! E pior, sou do tipo perfeccionista, o que muitos pensam "ah, sua casa deve ser um brinco!", mas é bem diferente. Pra mim, ou eu arrumo TUDO perfeito e bem feito, ou nem faço nada. E ultimamente ando com uma preguiça... Não tenho filhos, o bagunceiro oficial é o namorido mesmo! As dicas que eu coloco em prática aqui, são que tudo deve ter seu lugar! E casa organizada é diferente de casa limpa! Se vc percebe que as roupas espalhadas estão sempre no chão do quarto, por exemplo, por que não coloca um cesto de roupa suja lá, e não apenas no banheiro? Pode instalar cestinhas na parede do quarto de seus filhos e pedir pra que eles arremessem os brinquedos (ou guardem, se for coisa que quebre) lá, e que se não guardarem e ficar tudo jogado, vc vai tomar para vc e doar! Se eles esquecerem, pegue o brinquedo e guarde. Se for importante para eles, eles vão atrás de vc pra negociar, se não, pode jogar fora sem dó (ou doar pra alguem que precise, né). Também pode fazer uma lousa, ou quadro, com os afazeres, pras suas crianças te ajudarem, e em troca dos serviços vc pode oferecer coisas como se livrar de uma tarefa semana que vem, poder dormir na casa de um amigo no fim de semana ou ficar acordado até mais tarde na sexta. E depois, vá tirando seu tempo pra organizar cada gaveta, armários, pensando em cada coisa onde ela é mais usada. Se vc lê revistas do lado da cama, pq não tem um porta revistas aí? E daí, o resto é limpeza mesmo, escolha um quarto por dia, coloque uma música e vamos à luta! Hahaha. O aspirador eu tenho faz pouco tempo, comprei o Neo da Eletrolux que é pequeno e cabe embaixo do meu sofá! É bem melhor porque não levanta pó que nem vassoura, e o cabo dele é longo (o de metal), pra vc n se abaixar e ainda alcançar os cantos de cima! Um truque, é quando vc aspirar a casa, jogue um algodão embebido com alguma essencia ou perfume que vc gosta no saco de pó (ou dentro do aspirador se ele n tiver saco de pó), assim enquanto vc aspira, a casa já fica perfumadinha! Boa sorte, espero ter ajudado um pouquinho! Qualquer coisa, mande um email e a gente troca figurinhas! just_bya@hot...

    ResponderExcluir
  15. Ah sim, e pra manter a limpeza, eu sempre faço um cronograma simples. Moro num apê pequeno, de um quarto só, mas acho que dá pra adaptar facinho. Exemplo, eu divido tarefas em manhã e tarde/noite. De manhã, não dá muito tempo, então eu preparo o café, molho as plantas e passo desinfetante no banheiro depois de usar (vaso sanitário, e passo na pia tbm). às vezes uso aquelas toalhinhas descartáveis da Veja, sempre pego em promoção e elas são muito úteis, pq limpam, perfumam e desinfetam. Também lavo a louça do café, pq é rapidinho (faço misto quente e suco/achocolatado, então é pouca coisa pra lavar) Daí, de tarde/ noite eu aspiro um cômodo por dia (quarto ou sala), e lavo as roupas (cada dia uma leva, ou roupa de cama, ou comuns, ou uniformes, ou panos de chão), e de segunda eu passo as roupas que precisam ser passadas. De noite também meu namorido lava as louças do almoço e jantar (se vc tiver lava louças, melhor ainda). E tento recolher objetos fora do lugar pro lugar certo deles (tente sempre reparar no que está fora do lugar, se um objeto está sempre fora do seu "ninho" em um mesmo local, veja se ele não pode ter um espacinho fixo ali). De domingo é minha faxina geral, rs, como a casa já deve estar em ordem, serve mais para passar um pano com cheirinho pela casa, lavar o banheiro todo, assim como a cozinha, e dar uma lustrada nos móveis. Peça uma ajuda pro seu filho, maiorzinho ou não, ajudar em troca de algumas regalias, que não vão te custar nada, pode ser bom. Enfim, faça de um jeito que vc perceba que manter tudo é mais fácil que arrumar tudo de novo!

    ResponderExcluir
  16. Amiga, molha um pouco a vassoura ao varrer que daí nao levanta poeira nos móveis.

    Pro banheiro, faça chá de canela, jogue no ralo e passe na lâmpada que daí fica um cheirinho doce!

    Sujeira é uma praga, né!
    Eu fico doida com isso...

    ResponderExcluir
  17. Olha, eu nunca fui um primor em organização. Na realidade, quando não era casada, no meu quarto só eu entendia as coisas. Nunca tive paciência para organizar.

    Só que me vi casada e mãe... E depois disso me vi na necessidade de arrumar as coisas. Porque, por incrível que pareça, eu acho que os outros não fazem tão bem quanto eu.

    Eu, logo no início, surtava dentro de casa. Mudei da água para o vinho. Queria (e quero!) minha casa um primor. Um lugar limpinho para meu filho poder ficar seguro. Tenho horror de andar na minha casa e o pé ficar preto ou sentir areia no chão.

    Só que... Meu filho é elétrico e ainda não está na escolinha. Lavar banheiro ou a cozinha (que demandam tempo) se torna uma epopeia. E quer o pior: eu odeio, tenho horror, a banheiro e cozinha sujos.

    Eu estou vivendo num estresse tremendo, porque eu não consigo ficar relaxada vendo as coisas para fazer e o meu anjinho tocando fogo no meu apartamento.

    Aí, quando ele dorme (e ele dorme muito pouco), eu fico igual uma louca, correndo para fazer o que der no menor espaço de tempo.

    Fico buscando dicas e mais dicas de como cuidar de uma casa com crianças,mas vejo que é difícil mesmo.

    Admiro muito as mães que conseguem isso, sinceramente! Manter a casa em dia com filhos! Aqui tem sempre alguma coisa para fazer e isso me deixa doida.

    E para completar, meu marido é rabugento. Qualquer coisa visível para ele que não fique do jeito que ele quer, ele reclama. E isso me desgasta mais ainda.

    Desculpa o desabafo, mas precisava faze-lo. =)

    ResponderExcluir

Comente!